Gestão de Energia

Gestão de Energia

O sistema de gestão de energia elétrica tem como objetivo principal definir e encontrar variáveis de consumo que possam ser controladas, viabilizadas e otimizadas, gerando indicadores e recursos que demonstrem eficiência dos fatores que afetam diretamente o consumo e uso final da energia.

Nas indústrias, os pontos principais de desperdício de energia são os motores elétricos, a iluminação e os sistemas de geração de calor ou resfriamento. Estes estão interligados aos métodos de operação, normalização de processos, treinamento e qualificação de colaboradores.

As atividades associadas à busca da eficiência energética em uma indústria são desenvolvidas de acordo com as seguintes fases: avaliação, emissão de diagnóstico, tomada de decisão e realização de ações. Dividir o estudo em partes facilita a visualização do problema, a adoção de soluções, além de propiciar dados mais confiáveis do processo.

 

O uso inteligente e eficiente da energia elétrica, bem como seu tratamento e controle feitos de maneira responsável e racional, geram repercussão para empresários, para a economia e para a sociedade. Cada uma dessas partes se beneficia de uma forma diferente. Para os empresários, há uma redução dos custos operacionais. Na economia, uma maior disponibilidade de energia a impulsiona. A sociedade tem seus recursos naturais tratados de forma correta e adequada, visando à preservação do meio ambiente.

A Witzler ESCO aplica as mais modernas técnicas de Gestão de Energia para grandes e pequenos consumidores que buscam a eficientização seus  processos e a otimização dos recursos energéticos. Nosso trabalho é aplicado seguindo as etapas descritas a seguir:

  • Avaliação: levantamento de variáveis, medições e diagnóstico.
  • Emissão de diagnóstico: Apresentação de estudo econômico financeiro e relatório técnico.
  • Tomada de decisão.
  • Realização de ações.

Entre os pontos estudados e na Gestão de Energia esta o estudo de viabilidade para migração ao mercado livre de energia e a forma de contratação da energia. A primeira etapa de nosso trabalho e eficientização o processo de compra de energia. Nesta etapa são obtidos resultados que geram uma redução de até 40 % na tarifa de energia.

Apos o eficientização e a implementação de técnicas, metodologias e processo de gestão de energia nosso objetivo é otimizar os processos, ou seja fazer mais com menos energia.

Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) tem por objetivo promover a racionalização da produção e do consumo de energia elétrica para que se eliminem os desperdícios e se reduzam os custos e os investimentos setoriais. Este programa foi criado em 1985 e transformou-se em um programa de governo em 1991, tendo suas abrangências e responsabilidades ampliadas.

O desperdício de energia elétrica no setor comercial, conforme o Procel (2011), é de 14%, o que equivale a 5,8% bilhões de KWh. Isso representa um desperdício de 20% de energia elétrica no Brasil. Existem muitas “vias de desperdício” de energia na economia brasileira: seja por hábitos inadequados de consumo, utilização de aparelhos ineficientes ou falta de conhecimento técnico por parte dos grandes consumidores.

Ainda segundo informações do Procel (2011), a classe industrial é responsável por 46% do consumo de energia elétrica do país, a maior consumidora de energia. Este elevado consumo em sistemas motrizes industriais motivou a Eletrobras a atuar no combate ao desperdício de energia elétrica neste uso final.






Nosso Endereço

Av. Duque de Caxias, 11-70 - 1º andar - CEP 17012-151 - Bauru SP
Vila Altinópolis - Bauru - SP
Telefone: (014) 3104-8200

Nossa Missão

“Cuidar bem da energia de nossos clientes, garantindo a excelência na entrega de serviços, diminuindo custos, maximizando o resultado financeiro e tornando nossos clientes mais competitivos frente ao mercado globalizado é a missão da Witzler ESCO.”